RÁDIO FÉ WEB - 24hs evangelizando às nações

Quem nós Somos

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Uma Família abençoada por Jesus Cristo, que serve ao reino de Deus servindo ao próximo. Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. Salmos 96:1 Contatos: 055 85 996910708-988614242 ministeriodeusemaior@gmail.com

Nações Alcançadas

Seja um Abençoador

Curto esse BLOG

Seguidores em todo o mundo

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Senhor Jesus Cristo e seu filho Pedro. 21:15-23.

O Senhor Jesus Cristo e seu filho Pedro. 21:15-23.



Depois de ter tomado o café da manhã (era de manhã e é isto que a palavra jantado significa) Jesus iniciou uma conversa com Pedro. Agora ele ia terminar o assunto que antes falou com ele, João 13:36-38 e Lc. 22:31-34.

1. A pergunta e resposta tripla. v. 15-17. Jesus perguntou três vezes: "Amas-me?" Note que cada vez que Jesus perguntou-o assim era um pouco diferente. Veja também que Jesus chamou Pedro não pelo nome Pedro, mas pelo nome Simão, filho de Jonas, seu nome humano. Jesus fez para que lembre-se da sua falha como "um homem fraco e dependente".

Primeira pergunta. "Amas-me mais do que estes?" Jesus perguntou Pedro: amas-me mais do que estes outros discípulos? Porque Pedro tinha dito: "ainda que todos se escandalizarem em ti, eu nunca me escandalizarei", Mt. 26:33. Agora Jesus fez Pedro lembrar-se da coisa imprudente que falou e da realidade da sua fraqueza espiritual. Pedro tinha uma idéia de si muito errado e agora Jesus trouxe este fato perante Pedro. Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Mas, esta vez não disse "mais do que eles". Pedro tinha aprendido esta verdade pela sua queda. Também disse: "tu sabes". Ele deixou o Senhor examinar o coração dele honestamente. Além disto Pedro não falou a mesma palavra para amar que Jesus falou. Jesus falou a palavra "ágape", e Pedro falou a palavra "fileo". Qual é a diferença nestas duas palavras? "Ágape" fala do amor de grau melhor e mais forte, como o amor divino. "Fileo" fala do amor entre dois amigos, o amor humano, quer dizer "tenho afeição por você, ou eu gosto de você". Pedro reconheceu seu erro, que seu amor era menos do que pensava e que Jesus mereceu, a sua fraqueza, mas sim de verdade amou Jesus e que ele sabia. Mas, Pedro teve muito cuidado para não jactar-se de novo da sua fidelidade e de seu grande amor por ele.

Segunda pergunta. "Amas-me?" Esta vez Jesus deixou a parte "mais do que estes", mas continuou falando a palavra "ágape". Agora Jesus limitou a pergunta para o amor dele mesmo. Não porque Jesus duvidou-o, porque ele sabe o que todo coração tem, mas para mostrar a Pedro que estava mais fraco do que pensava, Jesus colocou em questão até seu amor. Pedro respondeu novamente: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo (fileo)". Pedro disse o que dizemos mais ou menos hoje em dia: Eu gosto de ti. Pedro não amou (ágape) Jesus não? Sim com certeza, mas não ia errar mas como errou no passado. Pedro aprendeu pela disciplina que Jesus deu para ele. Agora era homem e servo dele diferente.

Terceira pergunta. "Amas-me?" Esta vez Jesus falou (fileo), a mesma palavra que Pedro falou. Jesus perguntou: "Simão, gosta de mim?" Ó como é que isto doeu no coração de Pedro! Jesus perguntou três vezes porque Pedro tinha negado Jesus três vezes. O Salvador disciplinou e repreendeu a sua ovelha e doeu, mas era necessário para Pedro enfrentar o seu erro e ser restaurado. Pedro falou de novo: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo (fileo)". Pedro aprendeu! Pedro amou seu Salvador com certeza, mas agora reconheceu a fraqueza deste amor por ele. Nós reconhecemos isto?

Cada vez Jesus disse a Pedro: "Apascenta os meus cordeiros", a primeira vez; ou "Apascenta as minhas ovelhas", a segunda e terceira vez. Porque? Só o servo de Deus humilde, dependente e que conhece a fraqueza do seu amor por Cristo, é capaz de apascentar os cordeiros (os crentes novos e fracos na fé), e as ovelhas (os crentes mais crescidos na fé). Veja o que Pedro depois escreveu em I Pd. 5:1-11.

2. O Salvador anunciou o cumprimento da palavra de Pedro em Lc. 22:33. v. 18-19. Jesus deu a promessa a ele de ser fiel até a morte. Pedro estava pronto para isto, porque se humilhou para servir o Senhor dependente dele. Como é que Pedro morreu? Crucificado de cabeça para baixo pelo pedido dele, porque não achou digno de ser crucificado como Jesus.

3. Pedro, voltando-se. v. 20-23. Pedro ficou restaurado e em comunhão com seu Salvador e pronto para serví-lo fielmente. Mas, veja o perigo de tirar os olhos do Salvador e olhar para os homens (neste caso João). Isto mostra para nós, irmãos, que a nossa carne sempre está presente conosco para tirar os nossos olhos do Salvador. A última palavra do Salvador a Pedro era: "Segue-me", não olhar para os outros e ficar preocupado com a obra que o Senhor deu a eles para cumprir. Jesus falou a Pedro, não é seu negócio o que eu tenho para João fazer, "SEGUE-ME, TU".

3. As outras coisas que Jesus fez. 21:24-25.

João testificou que o seu testemunho é verdadeiro. Sabemos que é, porque veio de Senhor. Mas, não é tudo que Jesus fez e falou. Porque seria impossível contar tudo que Jesus fez, nem necessário. Deus nos deu na sua Palavra tudo que precisamos saber sobre ele e a sua obra. Jesus é mais maravilhoso do que a língua pode dizer!!!



Autor: David Alfred Zuhars, Jr.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.