RÁDIO FÉ WEB - 24hs evangelizando às nações

Quem nós Somos

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Uma Família abençoada por Jesus Cristo, que serve ao reino de Deus servindo ao próximo. Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR toda a terra. Salmos 96:1 Contatos: 055 85 996910708-988614242 ministeriodeusemaior@gmail.com

Nações Alcançadas

Seja um Abençoador

Curto esse BLOG

Seguidores em todo o mundo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Estudo

Neste pequeno estudo, procuramos qual o ministério da mulher na obra do Evangelho, segundo o Novo Testamento e não segundo as tradições dos homens. Por isso, o mesmo é baseado em exclusivo em versículos bíblicos transcritos da forma como se segue.


1.- As Mulheres Serviam Jesus e os Seus Discípulos no Seu Ministério:

"....Andava de cidade em cidade, pregando e anunciando... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres, que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades; Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios, e Joana, mulher de Cusa, procurador de Herodes e Suzana, e muitas outras que O serviam com as Suas fazendas." Luc. 8:1-3.

2-Exerciam o Ministério da Hospitalidade:

"E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura e que servia a Deus, nos ouvia, o Senhor lhe abriu o coração para estar atenta ao que Paulo dizia. E, depois que foi baptizada, ela e a sua casa, nos rogou dizendo.- se haveis julgado que eu sela fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso" Actos 16:14-15.

3- Deviam Educar os Filhos na Palavra:

" Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste assegurado, sabendo de quem o tens aprendido e que desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus" II Tim. 3:14-15, e 1:4-5.

"E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor,> Efés. 6:4.
4 - Cooperavam na Expansão do Evangelho:

4.1.- No Ministério da Palavra: " ... e, quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus", Act. 18: 26. " .. e tinha este quatro filhas donzelas que profetizavam," Act. 21:9. "Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça .. . ", 1 Cor. 11: 5. Notemos igualmente que o ministério da Palavra não pode significar que tenha domínio sobre o homem, nesse momento (1Cor. 11) e que o dom da profecia já terminou.
4.2 - Servindo ao Senhor em geral: "A Igreja de Roma tinha um bom grupo de cooperadoras, 8 das quais Paulo saúda, no cap. 16: Priscila, cooperadora em Cristo" (v 16) "Maria que trabalhou muito por nós", (v.6) "Trifena e Trifosa, que trabalham muito no Senhor", (v.12); "Pérside, trabalhou muito", (v12); Júlia, a irmã de Nereu e Olímpia" (v.15). As Irmãs de Éfeso "faziam profissão de servir a Deus", 1 Tim. 2:10. As de Filipos eram zelosas cooperadoras de Paulo: "Rogo a Evodia e a Síntique que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te... que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no Evangelho... e com outros cooperadores...", Fil. 4:2-3.
5 - Serviam também como Diaconizas:

"Recomendo-vos pois, ....... que serve na Igreja que está em Cencreia" Rom. 16:1. (Junto a Corinto).

"Da mesma sorte as mulheres sejam... fiéis em tudo" (ou "de modo semelhante", como os Diáconos do vers. 10), 1 Tim. 3:10-11.

"As mulheres idosas... para que ensinem as mulheres novas..." Tito 2:3-4 "Mulheres idosas" aqui e 1 Tim. 5:2 é o termo Presbuterai, equivalente, talvez, a Diaconizas.

Havia uma classe de viúvas dedicada ao Senhor, cujas condições de admissão, Paulo explica:

- mulher de um só marido,

- tendo testemunho de boas obras,

- se criou os filhos,

- se exercitou hospitalidade,

- se lavou os pés aos santos,

- se socorreu os aflitos

- se praticou toda a boa obra," 1 Tim. 5:9-10.

6 - Ministravam Servindo em toda a boa obra:

".... Dorcas estava cheia de boas obras e esmolas que fazia," Act. 9 : 36.

" Que, do mesmo modo, as mulheres se ataviem... com boas obras, " 1 Tim. 2: 9-10.

"Tendo testemunho de boas obras...", 1 Tim. 5:10.

7-Serviam no Ministério da Instrução das Mulheres Mais Novas:

Irmãs experientes têm a responsabilidade de ser "Mães na Fé", "Mães em Israel",para instruir as mais novas. Mulheres novas, vindas do paganismo em Éfeso e Creta e outros lugares, precisavam da melhor instrução religiosa para uma vida cristã digna. Esta necessidade é a mesma hoje! E o campo de ensino compreende todos os aspectos da vida.

7.1. Condições exigentes são necessárias para esta obra, (Tito 2 : 3):

"Sérias em todo o viver, como santas;

Não caluniadoras;

Não dadas a vinho

Mestras no bem

7.2. Deveres Sociais: "Ensinem .... a ser prudentes"

7.3. Ensinar os deveres conjugais (v.5)

"A amarem seus maridos"

"A serem castas"

"Sujeitas a seus maridos"

7.4. Deveres Diários e Domésticos (v.5b) - "A serem boas donas de casa"

7.5. Ensinar e Educar os Filhos (4b) - "A amarem seus filhos"

8. Serviam Ganhando os Maridos e Filhos para Cristo: (1 Ped. 3:1-1).

8.1. .... Se alguns não obedecem à Palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra"

8.2. Isto compreende:

a) - "Sede sujeitas aos vossos próprios maridos";

b) - " Considerando a vossa vida casta";

c) - " . . . Em temor" de Deus e Sua justiça;

d)- Não ser espaventosa:" O enfeite delas não seja o exterior...";

e) - O enfeite seja " O homem encoberto no coração" - O novo homem, Cristo, unido connosco;

f) - Isto expressa-se num " incorruptível trajo" - " Um espírito manso e quieto, precioso a Deus";

g)- E tem o apoio das santas mulheres de Deus do Antigo Testamento, como Sara, "da qual sois filhas, fazendo o bem e não temendo nenhum espanto".

8.3. O contacto do membro de família crente, com o descrente, santifica este, externamente, à semelhança dos vasos santificados do Templo; 1 Cor. 7:12-14. Eis um alto trabalho!

9 - Serviam no Ministério da Oração:

1 - Ajudaram a tornar o Pentecostes um facto: " Todos estes perseveravam em oração... com as mulheres, e Maria, mãe de Jesus. ..", Act. 1:14;

2-Maria, mãe de Marcos, reuniu os crentes para orarem pela liberdade de Pedro, Act. 12:12;

3-As Irmãs devem orar, mas com cabeça coberta e sem exerceram qualquer posição de domínio sobre o homem, 1 Cor. 11:5,10.

Este é o grande ministério das irmãs cristãs, bem diferente do negativismo e do femininismo criado por tradições e interpretações parciais, por vezes vigente. Deus nos ajude a cumpri-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.